domingo, 6 de setembro de 2015

Vidas Áridas na Câmara dos Deputados

O projeto Vidas Áridas tem uma atuação bem definida: temos a pretensão de unir todos os políticos da região e a sociedade para tratar dos recursos hídricos com a seriedade que o assunto exige. O projeto, criado por mim e por meu colega Geraldo Humberto, tem algo fundamental no Jornalismo: a imparcialidade.

No Congresso
Mas hoje o Vidas Áridas não é somente um projeto jornalístico. Somos uma referência em matéria de meio ambiente no Norte de Minas e temos pautados nossas ações em três palavras fundamentais: Ação, ação e ação!
Além das palestras em escolas, da proteção de nascentes e da limpeza de rios, o Vidas Áridas participa efetivamente de audiências públicas.
No mês de julho os membros do projeto foram convidados para falar sobre revitalização do rio São Francisco em uma comissão da casa que trata da transposição do rio.

Fala de Geraldo Humberto
A experiência foi muito rica. O convite partiu da deputada federal Raquel Muniz, e durante a nossa fala, transmitida pela TV Câmara, dezenas de deputados e até mesmo o senador de Sergipe, Eduardo Amorim, participaram da reunião. Foi uma excelente oportunidade para mostrarmos que no norte de Minas existe um projeto bem articulado, que conta com o apoio da afiliada da Globo, onde trabalhamos, e que tem conseguido colocar a convivência com a seca como assunto principal na região. E assim deve ser diante da gravidade do quadro.
Entrevista com o presidente da Comissão
Como jornalista é uma experiência muito rica também, já que é uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos sobre o que ocorre no mais alto patamar da política brasileira. E como ambientalista, função que tenho orgulho de ter, o espaço da Câmara é desafiador, para tentar buscar apoios e tentar sensibilizar as autoridades sobre a situação precária que vive nosso Velho Chico. Outras viagens a Brasília devem acontecer em breve, pois fomos sondados pelo deputado Zequinha Sarney, que teve reconhecida atuação no meio ambiente, para falar sobre o Vidas Áridas na comissão que ele preside e que trata do meio ambiente.
Encontro com deputado Zequinha Sarney  




Délio Pinheiro e Geraldo Humberto

Há muito a ser feito, mas os desafios costumam se tornar menores quando nos cercamos de bons combatentes e força de vontade. Sabemos que os interesses que costumam inspirar as ações de boa parte de nossos representantes passam ao largo do que acreditamos e defendemos, mas precisamos ter confiança que é possível ter um mundo melhor. E convidamos você a ser nosso aliado. 

0 comentários:

Postar um comentário